Software

 

Software

Software: São os programas. É o software que torna o computador útil, informando a ele como executar determinada tarefa. É a combinação entre Hardware e Software que faz nosso computador funcionar como conhecemos, tomando forma e fazendo as coisas acontecerem. Milhares de programas estão disponíveis para uso nas mais diversas áreas, atendendo assim as mais variadas necessidades dos usuários. Os programas podem ser divididos por categorias (tipos). Vejamos algumas delas:

 

 Sistemas Operacionais

Tipo especial de software, responsável por gerenciar as informações que fazem com que a máquina se comporte de determinada maneira. Fazendo uma analogia, podemos dizer que o sistema operacional é o chefe dos demais software, ou ainda o gerente do computador, pois é sua tarefa controlar a máquina para os outros programas rodarem. O sistema operacional gerencia seus discos e arquivos, controla como o monitor exibe a imagem, define as prioridades de impressão de uma impressora, reserva um espaço da memória para cada programa, enfim, organiza tudo.

Existem vários sistemas operacionais, como; Fabricante Sistemas Operacionais Microsoft MS-DOS (Microsoft Disk Operating System), Windows 95, Windows 98, Windows ME (Millennium Edition), Windows XP, Windows NT, Windows 2000. IBM OS/2 Apple Mac OS (para computadores Macintosh) - Unix, Linux, dentre outros. Cada sistema operacional tem uma finalidade e é produzido para um determinado tipo de computador. O Windows, por exemplo, é hoje o principal sistema operacional para PCs.

 

 Softwares Aplicativos

São programas que cumprem finalidades específicas para determinados grupos de pessoas ou interesses individuais. Uma empresa, por exemplo, pode criar um software para controlar o número de empregados, seus endereços, etc. Porém, o próprio mercado se encarregou de criar alguns softwares aplicativos que são necessários a uma grande parte dos usuários de computador, como é o caso dos editores (processadores) de texto, planilhas eletrônicas, entre outros.

a) Editores de Texto

Produzem documentos, cartas, malas-diretas, livros, etc. Praticamente decretaram a morte da máquina de escrever, pois apesar de ter a mesma função que esta, permitem corrigir um erro automaticamente, e melhorar o texto quando bem desejar, aumentando o tamanho da letra, alterando a cor, dividindo em colunas, inserindo um desenho ou foto, etc. Exemplos: Word, WordPerfect.

b) Planilhas Eletrônicas

São programas capazes de construir planilhas de cálculos, envolvendo fórmulas que você cria ou outras que já vêm embutidas no programa (fórmulas científicas, financeiras, etc.). Os softwares da categoria das planilhas eletrônicas criam ainda gráficos com variados recursos em 3D, dentre outras aplicações. Exemplos: Excel, Lotus 1-2-3, Quattro Pro.

c) Bancos de Dados

São programas de uso específico para o controle e gerenciamento de dados. Exemplos: Access, Approach, Paradox.

d) Editoração Eletrônica e Programas Gráficos

São programas que têm a capacidade de trabalhar com alta resolução gráfica e produzir criações profissionais, como jornais, panfletos publicitários,

etc., utilizando fotos, imagens e layout próprio. Exemplos: PageMaker, CorelDRAW, Illustrator, Photoshop, Publisher.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

21

©2006 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completoe)

Navegadores

Também chamados de browsers, são utilizados para “navegar” na Internet. É, portanto, o programa responsável por mostrar as páginas da Internet. Exemplos: Internet Explorer, Navigator.

f) Linguagens de Programação

São programas com a função especial de criar outros programas. Quando queremos criar algum programa, utilizamos as linguagens de programação, e digitamos ou usamos seus recursos de criação. Existem diversas linguagens de programação com funções distintas e criadas para vários tipos de situação. Exemplos: Cobol, Pascal, C,

Clipper, Visual Basic, Delphi.

Peopleware

Com um grande leque de opções de hardware e software, a informática está ganhando cada vez mais adeptos. Ao mesmo tempo, é cada vez maior o número de pessoas que têm suas funções intrinsecamente ligadas à informática. São pessoas que estão inseridas em um diversificado mercado de trabalho. Veja, a seguir, algumas das profissões ligadas à informática:

 Digitador

É quem fica responsável por inserir dados no computador. Ele utiliza os programas para inserir as informações que serão necessárias a empresa onde trabalha, ou a outras pessoas. Ele precisa ser ágil e rápido. Por exemplo: um digitador é contratado para colocar em dia um cadastro de clientes.

 Operador

É aquele que utiliza o computador para as mais variadas funções. Geralmente trabalha fornecendo informações, prepara relatórios, emite cobrança, escreve documento. O operador deve ter um amplo conhecimento sobre hardware e software, a fim de operá-los de maneira eficiente, realizar sempre cópias de segurança dos dados, etc. Por exemplo: uma empresa pode contratar um operador para trabalhar como assistente da diretoria apenas fornecendo relatórios.

 Analista de Sistemas

Será contratada para analisar a situação de uma empresa ou local e propor as devidas transformação na parte técnica. Ele irá sugerir a implantação ou não de uma rede, Internet, servidores, quais ossoftwares utilizar, etc.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

©2006 – Cópia Autorizada desde que citada a fonte e preservado o conteúdo completo- Programador

Tem como principal função projetar e elaborar os programas necessários para seu cliente ou empresa onde trabalha. Ele estuda as necessidades, as opções, o quanto existe de volume de dados e consultas, e prepara um programa. Por exemplo: um programador pode ser contratado para criar um programa de cobrança para uma empresa.

 Técnico de Manutenção

Sua função é deixar o computador e seus periféricos na mais perfeita ordem. Deve verificar se tudo está funcionando normalmente, se os cabos estão conectados, se não há nenhuma placa com defeito, etc. Ao mesmo tempo, é quem entra em ação quando algo não funciona bem ou está com defeito.

 Engenheiro de Computação

Como profissão recente no mercado, o engenheiro tem a função de propor novos softwares e componentes de hardware na computação.

 Instrutor de Informática É o profissional responsável pelo treinamento técnico da área.

Backup

Nenhum sistema é infalível, portanto faça sempre BACKUP (cópia de segurança) de seus dados. Seja em sua residência ou na empresa a perda de

dados pode lhe custar muito mais do que o tempo para efetuar uma cópia de segurança.

Antivírus

Além do backup se faz necessário à proteção contra vírus, que são programa que são injetados em seu computador através de disquetes, Internet, que tem por objetivo a destruição dos seus dados, para tanto existe software para proteção, este são chamados de Anti Vírus (Norton, McAffe, Panda, Etc), lembre-se de sempre mantê-lo atualizado, pois um antivírus desatualizado é o mesmo de não tê-lo.