Problemas com os periféricos

26-10-2012 14:42

 Problemas com o teclado

KEYBOARD ERROR OU KEYBOARD NOT FOUND

Se, ao ligar a máquina, aparecer este tipo de mensagem, verifique inicialmente se o teclado está devidamente ligado. Caso o teclado esteja em boas condições, tem duas hipóteses de avaria: ou tem o integrado do controlador do teclado avariado na placa principal ou queimou o fusível do teclado, também na placa principal. Com um multímetro, verifique o microfusível que normalmente está junto à ficha de ligação do teclado; no caso de o fusível estar queimado, facilmente poderá substituí-lo. Se estiver bom, o mais provável é ter uma avaria no circuito integrado controlador de teclado; embora a sua substituição seja possível, nem sempre é fácil e, nesse caso, terá de substituir a placa principal.


PROBLEMAS COM A PORTA DE IMPRESSORA

Primeiro, verifique o mais óbvio: veja se a impressora está ligada e se o cabo paralelo está devidamente ligado na porta paralela. No caso de a impressora só imprimir caracteres estranhos e sem sentido, verifique se o cabo está bem ligado e, se possível, experimente com outro cabo que saiba que está bom. Se estiver a trabalhar com o Windows, experimente reinstalar o driver da impressora. Se continuar com o mesmo problema, experimente contactar com os serviços técnicos do fornecedor ou fabricante da impressora, pois eles conhecem bem eventuais problemas que possam surgir com a impressora e poderão ajudá-lo a diagnosticar o problema.
No caso de a impressora não imprimir nada, corra o programa de testes, pois todas as impressoras têm um programa de testes que permite verificar as condições de impressão da mesma. Se não funcionar, definitivamente, a impressora tem uma avaria. Caso o teste de impressora corra bem, experimente mandar imprimir a partir do MS-DOS ou da linha de comandos do Windows; se imprimir correctamente, verifique a configuração da impressora no Windows.
Um dos problemas mais usuais normalmente é provocado pelo cabo de impressora. As impressoras, principalmente as de jacto de tinta e laser, necessitam de um cabo bidireccional, pelo que pode eventualmente estar a usar um cabo que não obedeça a essa condição.
As portas paralelas raramente apresentam problemas, mas, no caso de suspeitar da sua porta paralela, pode tentar testá-la com um programa de diagnósticos, do tipo Norton Diagnostics ou QAPlus.