Yahoo processa Facebook por violação de dez patentes

21-03-2012 15:44

 

A guerra das patentes, tão comum em Silicon Valley, chegou às redes sociais. O Yahoo acusa o Facebook de violar dez patentes – e avançou para tribunal. A empresa por detrás do popular motor de busca considera que o seu modelo de negócio pode ser afectado pelas alegadas transgressões, uma vez que entende estar em causa o cerne da sua propriedade intelectual.

O processo judicial foi interposto no tribunal federal de San Jose, na Califórnia, nesta segunda-feira, depois de o Yahoo ter avisado o Facebook, no mês passado, que estaria a equacionar esta possibilidade. Em causa estão patentes, registadas entre 1999 e 2010, que implicam soluções de publicidade, privacidade, personalização, interacção em rede e de mensagens. 

O Yahoo acusa o Facebook de as violar de forma consciente e deliberada. A empresa exige por isso que a indemnização, cujo valor espera ver estipulado em tribunal, seja posteriormente triplicado. Ou seja: o Yahoo pretende que o Facebook pague o triplo da compensação prevista pela violação das dez patentes, por o ter feito propositadamente.

A empresa norte-americana sustenta esta sua posição em declarações do próprio Mark Zuckerberg, co-fundador do Facebook: “O que tem sido realmente surpreendente sobre a evolução do Facebook – pensava na altura e penso agora – é que se não fizéssemos isto alguém o teria feito. Ser o primeiro não é tudo”. No processo judicial, citado pelo The New York Times, o Yahoo lê nas declarações de Zuckerberg um reconhecimento de que a maior rede social do mundo foi construída em cima de inovações tecnológicas alheias.

Esta acção judicial, que promete estender-se por anos, surge numa altura particularmente sensível para os dois gigantes norte-americanos. O Yahoo tenta voltar a ombrear de igual para igual com o Google e o Facebook, depois de ter nomeado um novo presidente executivo (Scott Thompson), há cerca de dois meses. O Facebook, por outro lado, está a preparar-se para entrar em bolsa. Acresce que as duas empresas têm interesses empresariais em comum. O Yahoo faz mesmo uso de ferramentas do Facebook nos seus próprios sites.

“Ficámos desiludidos com o facto de o Yahoo, um parceiro de negócios de longa data do Facebook e uma empresa que beneficiou substancialmente com a sua associação ao Facebook, ter decidido recorrer ao litígio. Mais uma vez, soubemos da decisão do Yahoo ao mesmo tempo que os órgãos de comunicação social. Vamos defender-nos vigorosamente contra estas acções intriguistas”, reagiu o Facebook, através de um comunicado citado pelo mesmo diário norte-americano.

 

 

Fonte: https://www.noticiasdonorte.com/index.php?option=com_content&view=article&id=4605:yahoo-processa-facebook-por-violacao-de-dez-patentes&catid=41:-internet