Um hacker premiado com o Nobel da Paz?

04-05-2012 10:44

Julian Assange, da WikiLeaks

Fonte da imagem: Wikipedia

Sim, essa possibilidade é mais real do que você imagine. Julian Assange, o criador do polêmico site WikiLeaks, teve o seu portal cogitado como um dos possíveis indicados ao Prêmio Nobel da Paz, pela sua contribuição em defesa da liberdade de informação.

Contudo, as informações vazadas pela WikiLeaks nada mais são do que documentos conseguidos por hackers anônimos, selecionados pela equipe, e compartilhados com o público. Você já parou para pensar quanta coisa ilegal foi e pode ainda ser descoberta graças ao trabalho de centenas de hackers?

A mesma analogia pode ser levada em consideração quando falamos dos jailbreaks para smartphones. Desde que a técnica não seja utilizada para obter lucros ou vantagens ilícitas sobre o trabalho de outras pessoas, libertar um produto para estudá-lo ou conhecê-lo melhor não é crime.

Um exemplo: você utiliza um determinado aparelho e quer colocar nele um aplicativo cuja Loja de Aplicativos não comercializa ou não aprova, por qualquer razão que seja. Caso ele exista na rede e você queira testá-lo, não há problema algum instalar ele.

Obviamente, em casos como esse, a desenvolvedora do aparelho tem todo o direito não se responsabilizar pelo que acontece e as consequências desse ato são exclusivamente suas. Contudo, para fins de teste e de estudo, não há maneira melhor de explorar ao máximo as possibilidades de um SO.



Leia mais em: https://www.tecmundo.com.br/8243-hackers-o-mundo-precisa-deles.htm#ixzz1tttbGrIF