Resultados da Apple e Samsung superam expectativas dos investidores

26-10-2012 14:51

Resultados da Apple e Samsung superam expectativas dos investidores

 

A Apple e a Samsung apresentaram os resultados financeiros relativos ao último trimestre fiscal com uma diferença de poucas horas. As duas empresas, que são as maiores marcas de telemóveis atualmente e por causa disso são também fortes rivais, superaram as expectativas dos investidores muito graças ao crescimento do volume de negócios na área dos dispositivos móveis.

iPad vendeu mais que em 2011, mas Wall Street esperava mais
A Apple apresentou receitas de 36 mil milhões de dólares no quarto trimestre fiscal de 2012, que terminou a 29 de setembro. A marca da maçã conseguiu um lucro líquido de 8,2 mil milhões de dólares, valor cerca de 20% superior ao registado em igual período de 2011. Os ganhos por ação foram de 8,67 dólares.

Comparado com o terceiro trimestre fiscal de 2012 (abril-junho) as receitas foram superiores em mil milhões de dólares, mas o lucro caiu 600 milhões de dólares. Ainda assim a empresa de Cupertino superou ligeiramente as estimativas dos investidores que esperavam receitas na casa dos 35,8 mil milhões de dólares.

Para o sucesso económico da empresa de Cupertino contribuíram as vendas fora do mercado norte-americano, que representaram 60% do volume das receitas do último trimestre fiscal de 2012. A venda de 26,9 milhões de iPhone (25M estimados) e de 14 milhões de iPad (17,4M estimados), números 58% e 26% superiores a igual período de 2011 respetivamente, foram uma parte importante das receitas registadas pela Apple.

Durante o anúncio dos resultados fiscais foi ainda revelado que os acionistas receberão a 15 de novembro 2,65 dólares de dividentos por cada título.

"Estamos muito orgulhosos de acabar um ano fiscal fantástico com um trimestre de setembro recorde. Estamos a entrar no período festivo (…) e continuamos muito confiantes na linha de produtos que temos pensada", disse Tim Cook, diretor executivo da Apple, em nota de imprensa. Para o primeiro trimestre fiscal de 2013, que acaba em dezembro deste ano, a marca da maçã prevê receitas de 52 mil milhões de dólares.

Galaxy S III empurra Samsung para receitas recorde
Por sua vez a Samsung registou receitas de 47 mil milhões de dólares, um lucro operacional de 7,4 mil milhões de dólares e um lucro líquido de 5,97 mil milhões de dólares. Os resultados da empresa sul-coreana também superaram ligeiramente as expectativas dos investidores que esperavam um lucro operacional de 7,28 mil milhões de dólares.

O resultado do terceiro trimestre fiscal representa um crescimento de 26% relativamente a igual período de 2011. Os ganhos da empresa estão diretamente relacionados com o bom desempenho do setor dos dispositivos móveis, que sozinho representou quase 50% do total das receitas registadas. A área mobile da Samsung cresceu 82% no espaço de um ano.

Em comunicado de imprensa os sul-coreanos destacam o Galaxy S III como motor deste crescimento, mesmo sem ter revelado números de vendas. A empresa oriental destaca ainda a performance da área dos painéis para dispositivos móveis, que também contribuiu para o crescimento da empresa neste último trimestre fiscal.

"O ambiente dos negócios continuou difícil com as incertezas globais a persistir por causa das preocupações fiscais dos EUA e Europa. Contudo, continuamos a bater os nossos lucros trimestrais", disse Robert Yi, vice-presidente da Samsung e lídern da área de investimento da empresa.

A marca sul-coreana ainda não revelou estimativas financeiras para o próximo trimestre fiscal, mas fez questão de sublinhar a cada vez existe mais rivalidade no setor das telecomunicações.