Microsoft Portugal confiante na adoção rápida ao Windows 8

26-10-2012 14:55

Microsoft Portugal confiante na adoção rápida ao Windows 8

O Windows 8 chega amanhã às lojas em todo o mundo, cumprindo as promessas de renovação da experiência de utilização do computador que a Microsoft já tem vindo a revelar nos últimos meses, com um novo interface de utilizador que tira partido dos ecrãs táteis, uma integração mais completa com a cloud e funcionalidades de segurança e produtividade que se adaptam aos utilizadores finais e às empresas.

"O mundo evoluiu nos últimos anos e as pessoas já não querem uma separação entre a vida pessoal e o trabalho", explicou Philippe Rogge, o diretor geral interino da Microsoft Portugal, na conferência de apresentação do novo sistema operativo. Salientando que este é um dia "excitante", o novo responsável pela subsidiária portuguesa, que acumula funções com a liderança da Microsoft Bélgica e Luxemburgo, destaca a inovação no sistema operativo mas também no hardware, e revelou-se "ciumento" do número e qualidade de aplicações que já foram desenvolvidas em Portugal.

Steve Ballmer, o presidente da Microsoft, tem partilhado também as suas expectativas muito positivas com o Windows 8, admitindo que o novo sistema operativo pode abrir uma nova fase na indústria e garantindo que os equipamentos com Windows 8 vão estar "em todo o lado" e ultrapassar em vendas os dispositivos da Apple e da Google.
 
Na conferência de imprensa em Portugal as funcionalidades do novo sistema operativo foram demonstradas por Rita Santos, gestora do Windows, que não escondeu o seu entusiasmo pelo sistema operativo que acredita que terá grande adesão dos utilizadores individuais e empresas. O acesso rápido aos contactos, a integração com as redes sociais, o email e as aplicações de produtividade, a cloud e as apps do Windows Store estiveram entre os principais destaques da apresentação.

Questionada pelo TeK, Rita Santos não quis porém adiantar expectativas de adesão em Portugal, referindo apenas que estas são elevadas e que a empresa está muito confiante, sobretudo pela aceitação das versões de testes que foram descarregadas 16 milhões de vezes em todo um mundo, um número que supera largamente os registados com as versões anteriores do sistema operativo.

A Microsoft tinha também em exposição diversos computadores especialmente desenhados por vários fabricantes para o Windows 8, a maioria dos quais já foram referidos pelo TeK, mas só alguns estarão à venda nas lojas a partir de amanhã, existindo diversos modelos que vão chegando ao mercado nas próximas semanas, ou meses.

Uma das ausências notáveis na área de hardware foi o novo tablet com Windows RT, o Surface, que começa amanhã a ser vendido nos Estados Unidos e em mais sete países, mas que não tem ainda data para chegar a Portugal.

O Windows 8 vai estar disponível amanhã por transferência para "upgrade" de PCs em mais de 140 mercados e 37 línguas, entre as quais se conta o português. O Windows 8 Pro tem um custo de 29,99 euros no download direto do site da Microsoft, estando disponível para upgrade em computadores com Windows XP, Windows Vista ou Windows 7.

A versão "em caixa" estará também à venda nas principais lojas de retalho em Portugal - como a Worten, Fnac, Staples, Mediamarkt, El Corte Inglés, Jumbo e Rádio Popular - onde custa 69,99 euros. Quem tiver adquirido um PC com Windows 7 depois de 2 de junho pode fazer o upgrade por apenas 14,99 euros no site Windows Upgrade, ou beneficiar de condições ainda mais vantajosas oferecidas por fabricantes e retalhistas.

Os preços da versão de download e de aquisição em pacote são significativamente mais baixos do que os do Windows 7 na altura do lançamento, em 2009, o que poderá facilitar a adesão mais rápida ao novo sistema operativo.

Tal como aconteceu nos últimos lançamentos, o Windows 8 vai estar disponível desde o primeiro momento em português. Para as plataformas Intel x86 e x64 com o Windows 8 ou Windows 8 pro, os utilizadores podem instalar já amanhã o Language Pack Português, disponível no Windows Update.

Para o Windows RT a versão portuguesa só estará disponível a partir de dia 6 de dezembro, também no Windows Update.