Depois de dois assaltos: “ vou esperar os gatunos de pistola na mão “

15-09-2011 08:16

 

 

O Bar La Bodeguita de Mindelo, em Alto Mira Mar, foi alvo de um assalto que deixou o proprietário em situação de desespero. Este agora não descarta a hipótese de comprar uma arma de fogo para conter os ladrões. Os gatunos levaram uma maleta contendo documentos e objectos pessoais do proprietário, garrafas de bebidas alcoólicas, cervejas, géneros alimentícios e um equipamento de som.

Algumas residências na zona de Alto Mira Mar transformaram-se em alvos predilectos de alguns gatunos. Para além de nove assaltos a residências, o bar La Bodeguita de Mindelo, também, sofreu dois ataques no mês de agosto. No primeiro assalto os ladrões levaram um portátil, Asus, avaliado em 120 mil escudos, garrafas de bebidas alcoólicas e cerca de cinco mil escudos.

No final do mês de Agosto o proprietário saiu do bar por volta das cinco da manhã e cerca de uma hora depois recebeu um telefonema a dizer que haviam assaltado o seu estabelecimento.

Desespero

Segundo o proprietário “um vizinho telefonou-me dizendo que algo de estranho se passava no bar. Ele vinha do seu footing e viu a janela da fachada do bar arrebentada. Desloquei-me ao bar para me inteirar da situação e deparei com uma faca junto a janela por onde entraram os ladrões”.

O dono da La Bodeguita de Mindelo viu que se tratava de um novo assalto, pois nos dias do festival da Baia das Gatas, o espaço tinha sido atacado. Neste segundo assalto, o proprietário afirma que “No chão junto a janela encontrei uma faca pertencente aos ladrões. E nas prateleiras faltavam garrafas de whisky, vodka, martini, rum, um aparelho de som e maços de cigarros. E eles levaram todas as garrafas de cerveja que estavam no frigorífico e alguns géneros alimentícios, bem como a minha maleta com documentos e objectos pessoais”.

Os responsáveis pelo assalto entraram por uma janela de grades na fachada, praticaram o roubo deixando para trás alguns alimentos no chão da cozinha saindo depois pelas traseiras. O dono do espaço não descarta hipóteses de serem pessoas frequentadoras do bar, ou indivíduos que se esconderam nos arredores e após a sua ida para casa assaltaram o La Bodeguita.

Comprar uma arma

O proprietário daquele espaço frisa que no ano passado quebraram o tecto do bar, mas que um morador se apercebeu da tentativa de assalto e accionou a PN. Só que os sujeitos ouviram a rotação do carro de piquete e fugiram em direcção a zona de Forca. Porém este homem que escolheu viver em São Vicente está desesperado pois já foi vítima de dois assaltos com prejuízos avaliados em 170 mil escudos.

E deixa claro que “já não suporto matar a vida trabalhando no meu estabelecimento em busca de um sustento para minha família. Para depois chegar um grupo de bandidos e levar tudo aquilo que quiserem. Não vim para São Vicente para sustentar ladrões, por isso terei que procurar novas soluções para travar novo assalto.

O indivíduo de nacionalidade espanhola reforçou a segurança do estabelecimento colocando uma protecção interior caso arrombassem o tecto. Decidiu gradear as janelas e portas depois do primeiro assalto, mas que de nada valeu. Por agora ele irá recorrer a grades de alta segurança e afirma que irá comprar uma arma de fogo, e quem se atrever assalta-lo de novo irá sofrer as consequências.