Comando de televisão que não precisa nem de pilhas nem de baterias para funcionar

20-11-2012 14:03

 

Alírio Boaventura, jovem investigador cabo-verdiano, e Nuno Borges de Carvalho da Universidade de Aveiro criaram um comando televisivo que funciona sem ter que recorrer às habituais pilhas ou baterias, constituído apenas por uma placa de circuitos e quatro botões que permitem mudar de canal e regular o volume, segundo noticia o jornal Expresso.

 

As pilhas são uma presença tão omnipresente na nossa sociedade, que mudá-las em comandos de televisão ou outros dispostivos se transformou num ato quase automático, mas que custa dinheiro e continua a ter impacto ambiental. Uma realidade que pode vir a mudar com esta criação dos investigadores Alírio Boaventura e Nuno Borges de Carvalho.

A principal inovação que permite ao aparelho funcionar sem recurso a pilhas reside na antena conversora de energia, que converte em energia elétrica as ondas de rádio emitidas por um leitor RFID (Radio-Frequency IDentification), previamente instalado no televisor.

Carros reúnem energia rádio

O comando foi igualmente concebido de forma a que parte da energia rádio seja utilizada para interagir com o televisor, sendo de seguida descodificada de novo pelo leitor RFID, para mudar de canal ou ajustar o som. De acordo com o investigador cabo-verdiano Alírio Boaventura, o caminho possível para a exploração da tecnologia passa agora pela incorporação de mais dispositivos RFID em televisores, até porque este pode ser apenas um primeiro passo para expandir a tecnologia sem pilhas para uma série de dispositivos.

Em declarações ao jornal Expresso, Nuno Borges de Carvalho, avançou que “vai ser possível, por exemplo, criar chaves de carros que estão sempre a reunir energia das comunicações rádio e que só a gastam quando são usadas.

O conceito também pode ser útil para criar sensores ambientais, alarmes, lanternas ou até mesmo fornecer energia 'gratuita' à iluminação pública situada num raio à volta do retransmissor da estação de rádio".