Brava: Novo ano lectivo sob o signo da Qualidade

14-09-2011 08:28


Hoje, mas de dois milhares de alunos dirigem aos mais de uma dezena de estabelecimentos de ensino espalhados por varias localidades da ilha. Um dia marcante para alunos, pais e professores, sobretudo para aquelas crianças que pela primeira vez entram nos jardins de infância, escolas básicas e secundarias.

“Juntos para uma Educação de Qualidade” é o lema escolhido pelo Ministério da Educação, depositando nos professores esta responsabilidade. Na Brava, 2062 alunos e educando, sendo 423 nos jardins de infância, 875 no ensino básico, 681 no ensino secundário e 83 na educação de adultos, irão iniciar as aulas.

Para o Delegado da Educação e Desporto, Amandio Brito, os desafios são grande, mas alcançáveis e espera o envolvimento de todos. Vai avisando que no sistema não serão aceites professores que não garantem a qualidade e assegura que na Brava a qualidade do ensino deve manter acima dos 85% e os professores devem poder garantir resultados próximos  dos 95% em termos de aproveitamento.

“Os professores devem ser capazes entender as mudanças sociais ocorridas, serem mais atentos aos alunos e procurar centrar os ensinamentos, ciente que o professor se tornou um orientador”, assegura.

O tempo em o professor era dono do saber ficou nos anais da historia. Hoje os alunos estão na posse de varias informações, apanhando por vezes em contra-pe. Por isso o Delegado, na sua intervenção final, na reunião de preparação metodológica, apelou aos professores para estudarem mais, pesquisarem mais, para ter em dia os conteúdos a serem ministrados.

Na Brava, num total de pouco mais de 5.500 almas, mais de 50% são alunos ou pessoas ligadas directamente com a educação.